sexta-feira, 1 de julho de 2011

CASA GERASSI - ARQUITETO PAULO MENDES DA ROCHA

Quem é Paulo Mendes da Rocha?

É um arquiteto e urbanista brasileiro que segue a linha modernista. Formou-se arquiteto e urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo em 1954, fazendo parte de uma de suas primeiras turmas.
Ganhou o Prêmio Pritzker, em 2006, o mais importante da arquitetura mundial.

CASA GERASSI

Localizada na cidade de São Paulo, foi projetada por Mendes em 1989
Construída em 1990, o tempo de execução da obra foi de 3 dias. Isso mesmo, 3 dias.
Mendes da Rocha fez o projeto para o engenheiro Antônio Gerassi. 
Porque a casa foi construída tão rápido? É simples! Mendes da Rocha optou por utilizar a estrutura pré-fabricada. 
A Casa destaca-se pela proposta espacial conectada a uma singular solução tecnológica. O projeto tem uma estrutura simples formada por elementos pré-fabricadas - vigas, pilares e lajes. A partir do desenvolvimento dessa estrutura no projeto, o arquiteto conseguiu um vão no pavimento térreo onde foi desenvolvida a área de lazer com churrasqueira e banheiro (apoio), piscina , garagem, jardim e a escada que dá acesso ao pavimento superior.
No pavimento superior foram muito bem desenvolvidas três áreas funcionais: serviço, estar e dormir. Todos os quartos comunicam diretamente para a sala, que é uma área de uso coletivo, tornando mais fácil uma maior integração entre a família. A sala tem uma ótima ventilação e iluminação por conter grandes aberturas composta por portas de vidro e janelas à cima destas, e uma iluminação adicional pela abertura na laje de cobertura. A Casa Gerassi representou uma inovação na construção, pois naquela época ainda não era comum a utilização do sistema pré-moldado. Paulo Mendes da Rocha diz que devemos construir com o material que temos, neste caso foi escolhido o sistema pré-moldado o qual muito bem empregado gerou este resultado excelente, a união da praticidade e do conforto em um mesmo ambiente, a Casa Gerassi.






























Nenhum comentário:

Postar um comentário